Por José Roberto Pinto
08 OUT 2014, 10:22
Not�cia: 2 Estratégias de E-Mail Marketing que Frequentemente são Esquecidas
Pergunte a qualquer empresário de sucesso que conselho lhe daria a respeito de e-mail marketing e acredite, se estava esperando um conselho que fosse realmente mudar a sua vida ou seu jeito de ver, vai se decepcionar profundamente. Porque no fim das contas, como a maioria das coisas na vida, não existe atalho para o sucesso em uma campanha de e-mail marketing. Entretanto, existe duas dicas básicas que são ótimas e frequentemente desvalorizadas.
1º Foco no que realmente importa
Um e-mail marketing não se trata de um texto enorme, manchetes chamativas ou até mesmo, gráficos incríveis. É claro que a estética ajuda, mas o que realmente importa é a simplicidade, legibilidade e usabilidade. Consegue entender? No fim, tudo se resume ao conteúdo. Se ele não prende o leitor, de nada vale todo o resto.
Quantos artigos você já leu lhe dizendo que a chave do negócio (seja um website, um blog, ou qualquer coisa do gênero) é a criação de um conteúdo de qualidade? O mesmo acontece com o e-mail marketing. O problema é que é realmente difícil fazer um conteúdo que impacte o leitor e o converta em cliente. E não, não, existe nenhum manual, pois, cada caso é um caso. Mas, como tudo no universo, existem algumas verdades.
Primeiro de tudo, encontre a sua voz. Basta ser você mesmo. Todo mundo sabe a diferença entre uma verdadeira expressão de emoção e um discurso de vendas.
Segundo, todo mundo se relaciona com fraquezas, afinal, quem nunca passou por um desafio? Mostrar suas fraquezas não é ruim, ao contrário, te humaniza.
E por ultimo, prove-se. Não fique por ai implorando por atenção ao exibir manchete sensacionalista. Mantenha a simplicidade e a entrega de informações dignas. Nada de "você não vai acreditar o que aconteceu".
Tente um e-mail com três frases, incluindo a linha de assunto e em seguida, peça que o cliente mantenha a leitura, direcionando ao seu site. É isso aí.
Com o tempo, as pessoas vão aprender a confiar em você e pouco a pouco, não vai lhe importar de um nada o título do assunto, os e-mails serão abertos e lidos, porque são confiáveis.
2º A consistência é a chave do negócio
Escolha uma frequência de envio para seus e-mails marketing e cumpra-o.
Quantas campanhas de e-mail marketing falham porque o remetente não foi consistente o bastante? Quantos desistem antes que seu público tenha a chance de realmente ter uma experiência com o conteúdo? É preciso tempo para criar hábitos. E acredite, seus clientes não poderão formar um habito de leitura de seus e-mails se não há frequência e consistência.
Segundo Nir Eyal - Escritor da TechCrunch, Forbes, Psychology Today, Orador frequente da Fortune 500 e Professor da Stanford Graduate School of Business and Design School - as empresas precisam determinar o potencial do seu produto para a formação de um comportamento habitual, traçando dois fatores: frequência (como ocorre o comportamento) e de utilidade percebida (aos olhos do usuário). "A zona de hábito," como eu chamo, é onde ocorre uma ação com frequência suficiente e utilidade percebida para se tornar o comportamento padrão.
A Sulco, empresa americana de tecnologia e suporte, é um grande exemplo disso. Sua principal estratégia é e-mail marketing e ela contribui com mais de 100.000 visitantes únicos por mês. Sabe por quê? Eles enviam um e-mail por semana, exatamente ao mesmo tempo.
"Uma coisa que incentivo a fazer é manter-se em uma base regular nas caixas de entrada dos seus clientes.
No começo enviávamos e-mails esporadicamente. Às vezes era uma vez por semana, outras vezes, os clientes não ouviam falar de nós por três ou quatro semanas seguidas. Os e-mails que enviamos após lapsos como estes, sempre obtiveram uma taxa de abertura menor e as taxas de cancelamento de inscrição mais elevadas do que o e-mail anterior.
Agora, enviamos e-mails toda quinta-feira. Os clientes se acostumaram e nossas taxas de abertura são maiores por causa disso. Mesmo que você não tenha um novo conteúdo a cada semana, ainda pode enviar e-mails úteis para manter o relacionamento." Diz o CEO da Sulco, Alex Turnbull.
Não importa qual é a frequência, pode ser semanal, quinzenal ou até mesmo mensal. O negócio é definir uma frequência e seguir até mesmo quando você acha que não está dando o resultado que esperava. Afinal, nada acontece do dia pra noite. Como já dissemos, é preciso tempo para criar um hábito.
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