Por José Roberto Pinto
14 MAR 2022, 17:00
Not�cia: Como preparar a sua loja para o Dia do Consumidor?
Conhecida como a ?Black Friday do primeiro semestre?, o dia do consumidor vem a cada ano ganhando mais e mais relevância no mercado brasileiro e devido a isso, tornou-se um evento praticamente obrigatório para todos os lojistas.
Recentemente, assim como acontece na Black Friday, surgiu a tendência de expandir a data para a Semana do Consumidor.
Uma semana de promoções onde o lojista além de impulsionar as vendas do primeiro semestre, tem a oportunidade de conquistar novos consumidores e melhorar o relacionamento com os seus clientes, fidelizando os assim.Comemorado em 15 de março, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi celebrado pela primeira vez em 1962.
A data foi criada pelo então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, e se tornou um marco na defesa dos direitos dos consumidores, pois, celebra o direito a segurança, informação e liberdade de expressão.
No Brasil, a data venho a ser consolidada apenas 2014, graças a uma iniciativa do Buscapé (um site comparador de preços) que fechou uma parceria com mais de 500 lojas virtuais para desenvolver ações promocionais com foco nos clientes.
Segundo a AlliN, em 2021, o faturamento das lojas virtuais na primeira quinzena de março foi de R$ 6,3 bilhões.
Já no Dia do Consumidor as lojas virtuais venderam cerca de R$ 592 milhões, o que representa 10% do faturamento total da primeira quinzena de março.
Os segmentos que mais se destacaram foram: Moda e acessórios (21%), Eletrônicos e Informática (18%), Beleza (14%), Casa e Construção (12%) e Alimentos e Supermercado (9%).
Para 2022, segundo uma pesquisa realizada pela Shopee, 68% dos consumidores pretendem comprar no Dia do Consumidor pela primeira vez.
Já as motivações para compra são 65% em busca de itens de desejo com um preço melhor e 28% procuram por produtos de necessidade básica em promoção.
Entre os meios de pagamento que os consumidores pretendem utilizar está o cartão de crédito (49%), Pix (30%) e boleto bancário (16%).
Pensando no Dia do Consumidor, listamos 5 Dicas de Promoção que vão fazer com que o seu Dia do Consumidor seja sucesso absoluto.
Vale ressaltar que para atingir um resultado ainda melhor é bom fazer um mix de todas as dicas que listamos abaixo.
Esse é o modelo de promoção mais básico, mas, muitos consumidores costumam esperar por essas datas para comprar aquele item desejo com um preço mais vantajoso.
Ofereça um produto por uma determinada quantidade de horas ou um produto por dia com uma oferta que seja realmente incrível.
O fato de a promoção ser por tempo limitado motiva o consumidor a comprar com urgência.
Todo mundo ama receber um brinde, não é mesmo?
Seja em todas as compras ou nas compras acima de um determinado valor, investir em um brinde que seu cliente realmente irá gostar será sempre uma boa opção para estimular as vendas.Frete grátis é sempre uma boa opção.
Você pode oferecer o frete grátis em qualquer compra ou definir um valor mínimo para que o cliente tenha a opção de frete grátis.
O importante é definir bem a sua estratégia para não ter prejuízos.
Aproveite a Semana do Consumidor para disponibilizar condições especiais de pagamento.
Seja dividindo em mais vezes, aumentando a quantidade de parcelas sem juros, descontos no pagamento a vista, são inúmeras as opções.
Confira um vídeo com passo a passo de como montar com mais facilidade uma Promoção do Dia do Consumidor para a sua Loja Virtual com o nosso Sistema de Gestão Empresarial (ERP) da Alfa Networks e descubra como:
1. Criar uma promoção com um prazo pré-determinado, selecionar produtos e aplicar descontos.
2. Disponibilizar no aniversário do cliente uma promoção exclusiva para ele afim de fidelizar o cliente.
3. Analisar e criar promoções com base no relatório de Cadastro de Clientes.
4. Cadastrar promoções com brindes.
5. Criar alerta de promoção para que os seus clientes não percam a oportunidade.
6. Como utilizar o cadastro de Newsletter para divulgar as suas promoções.
A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira/São Paulo, focada em oferecer suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
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