Por José Roberto Pinto
08 DEZ 2014, 14:03
Not�cia: Como sobreviver a um apocalipse zumbi tem a ver com prospectar clientes? Mais do que você pensa!
A série de TV Americana, The Walking Dead, encerrou na semana passada sua mid-season finale da 5ª temporada.
Pra quem não conhece o seriado, o enredo gira em torno da vida de ex-vice-xerife de uma pequena cidade, Rick Grimes, que foi colocado no comando de um grupo de sobreviventes composta por familiares e amigos que se uniram desde quando o surto de zumbis começou. Neste novo mundo, onde milhares de zumbis estão famintos, esperando por qualquer chance para devorar pessoas, é fascinante saber que o que Rick e seu grupo mais temem é a selvageria de outros seres humanos e devido a esse medo, o processo de admissão de novos sobreviventes no grupo mudou radicalmente para uma intensa, ainda que breve, avaliação de caráter. Para se tornar um membro do grupo, Rick decidiu que há três perguntas que o candidato deve responder antes que julgue se o candidato é digno de admissão:
1º Quantos zumbis você matou?
2º Quantas pessoas você matou?
3º E por último, por quê?
Com base nas respostas a essas três perguntas, Rick e seu grupo são capazes de determinar de forma eficiente se cada candidato é ou não digno de admissão.
Agora, o que isso tem a ver com prospectar clientes?
Imagine que você seja capaz de qualificar e determinar seu público alvo com perfeição, a ponto de conhecê-lo tão bem como se fosse a si mesmo? Isso certamente te ajudaria a vender melhor, não? Afinal, se você conhecer seu cliente tão bem assim, você certamente saberá exatamente o que ele busca e poderá atender as suas necessidades antes mesmo que o cliente descubra que necessita. Acredite, isso não é impossível de se fazer, apenas trabalhoso.
1º Perfil do Cliente Ideal
A primeira coisa que você precisa definir é o perfil do seu cliente alvo.
Definir o público alvo é importante para que você conheça seu cliente e foque nas pessoas certas na hora de vender o seu produto.
Agora, sem preguiça! Aqui não há espaço para achismos, afinal, se você não basear este perfil em informações totalmente confiáveis, não vai adiantar de muita coisa.
Utilize de seu Google Analytics ou de seu Facebook Insights, por exemplo, para analisar seu público alvo e a partir dele determine: Dados Demográficos, Psicológicos e Comportamentais que indiquem a intenção de compra com relação aos produtos que sua empresa oferece, ou seja, o Comportamento de Compra.
2º Definir as perguntas certas
Depois de definir o perfil ideal do seu público alvo, você precisa determinar as perguntas certas que você deve fazer ao seu público alvo ideal para descobrir o que eles realmente querem de sua empresa e produto.
3º Definir como chegar ao sucesso
Depois de fazer as perguntas, você precisa agora analisar as respostas e separar em duas pilhas: "Aquilo que é material de sucesso" e "Aquilo que é dispensável". Ou seja: As respostas que te inspiram a melhorar alguma coisa em seu negócio e aquelas que não. Mas cuidado para não destacar uma ideia que pode parecer insignificante aos seus olhos, mas que poderia ser a chave do seu sucesso.
O fato é um só! Assim como Rick, seu negócio não pode se dar ao luxo de desperdiçar os recursos com as pessoas erradas. Quer se trate de encontrar abrigo longe de zumbis ou se separar dos concorrentes, não há tempo a perder e a eficiência é tudo.
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