Por José Roberto Pinto
03 MAR 2017, 17:17
Not�cia: 10 Erros bobos que você comete quando envia um e-mail marketing
Apesar das mídias sociais, o e-mail marketing ainda é uma das maneiras mais eficazes e poderosas para se atrair clientes e, retê-los. Mas, se você quiser que seu e-mail marketing se destaque em meio a tantos outros e, não vá parar na lixeira, você precisa evitar cometer estes 10 erros!
1º Erro: Não ser responsivo
Você sabe como as suas campanhas de e-mail marketing está sendo exibido em todos os dispositivos (desktops, notebooks, tablets e celulares)? Não? Então, está na hora de verificar! Afinal, uma das maneiras mais fáceis de garantir que um e-mail marketing vá diretamente para a lixeira assim que é aberto, é deixando o seu cliente frustrado por não conseguir ler o e-mail de forma correta.
2º Erro: Concentrar-se apenas em promoções
Em vez de usar o e-mail marketing como apenas mais uma ferramenta para vendas, experimente utilizá-lo como um meio para envolver e fidelizar os seus clientes. Para melhorar os seus resultados, experimente oferecer aos seus clientes informações que são úteis e que não necessariamente envolva o seu produto e, sim, o segmento. Compreende? É claro que nos fim das contas o seu objetivo final é vender, mas, acredite! Clientes mais engajados com a marca são mais propensos a abrir e-mails e, consequentemente, comprar.
3º Erro: Ter uma linha de assunto confusa, enganosa ou chata
A linha de assunto é a primeira coisa que o seu cliente vai ver na caixa de entrada. Ela também é responsável por fazer com que seu cliente clique ou não no e-mail. E, é exatamente por isso que é preciso gastar algum tempo na elaboração dela. Torne-a clara e atraente. Só cuidado para não promoter algo que não vai cumprir. Afinal, ninguém gosta de ser enganado, certo?
4º Erro: Incorporar a mensagem em uma imagem
Evite colocar seu texto em imagens, pois, se houver algum problema e, a imagem não for exibida, automaticamente o seu texto também não irá. Opte então, por mesclar um pouco de cada um. Dessa forma, o texto sempre será legível e, a mensagem sempre passará.
5º Erro: Ter um texto muito grande
Você sabia que depois que um cliente abrir o e-mail marketing, você tem apenas 20 segundos para conquista-lo? Pois é! Isso é apenas o tempo de dar uma batida de olho nas imagens e ler por cima no máximo umas 50 palavras. Consegue ver o quão rápido é isso? Então, experimente incluir uma imagem bem atrativa e um texto incrível, mas que seja conciso.
6º Erro: Não ter um botão call to action
O ponto chave de um e-mail marketing é conseguir que o usuário realize determinada ação, seja ela qual for. Então, não ter um botão call to action (botão de chamada à ação) é simplesmente um erro. Por isso, é preciso que seu e-mail inclua pelo menos um link direcionando para algum endereço como: website, loja virtual, blog ou redes sociais.
7º Erro: Erros em geral
Não há nada mais chato do que receber um e-mail marketing com erros gramaticais ou com um link que está quebrado ou direcionando para a página errada. Para evitar que isso ocorra, lembre-se de verificar o texto com um corretor gramatical (recomendamos utilizar o Flip) e, todos os links. Depois de verificar, chegou a hora de passar a outra pessoa que possa também realizar a verificação, pois, às vezes alguns errinhos básicos acabam passado batido por quem produziu o e-mail marketing.
8º Erro: Enviar com muita frequência ou muito raramente
A maioria das empresas comete o erro: ou enviam muitos e-mails marketing a ponto do cliente se irritar com a empresa ou, de menos fazendo com que o cliente acabe por se esquecer da marca. Como cada empresa é uma empresa, para encontrar o ritmo certo mantenha um olho nas suas taxas de abertura e os cancelamentos de inscrição.
9º Erro: Não acompanhar as métricas
Não acompanhar o desempenho da campanha através de métricas como taxas de abertura e cliques nos links é um erro, pois, estes indicadores vão te ajudar a ajustar e melhorar a sua campanha de e-mail marketing.
10º Erro: Não limpar a lista de contatos
É como escovar os dentes, sua lista de contatos precisa ser limpa para que e-mails inativos sejam excluídos e, assim, sua lista esteja saudável.
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