Por José Roberto Pinto
25 AGO 2017, 14:30
Not�cia: 5 Gatilhos Mentais para Aumentar a Efetividade da Campanha de E-mail Marketing
Muitas vezes tomamos decisões baseadas apenas em nossas emoções, afinal, nem sempre temos disposição para pensar logicamente em cada pequena decisão que tomamos ao longo do dia-a-dia. Não é mesmo?
Por exemplo, quando abrimos nossa caixa de entrada, lemos apenas aqueles e-mails que nos chamam a atenção, descartando todo o resto. Esta escolha nada é mais do que uma escolha emocional.
Pensando nisso, separamos 5 Elementos Psicológicos que Afetam a Decisão de um Consumidor.
Quem nunca teve medo de perder uma mega oferta?
Por exemplo, se você envia um e-mail: "Desconto especial de 30% apenas para você!" provavelmente poderá até ter boa taxa de abertura , mas o resultado não será imediato. Agora, se você enviar um e-mail: "Desconto rápido somente para você! Expira em 1 hora!" a probabilidade de obter uma resposta imediata é bem maior!
Outra forma de utilizar este gatilho é destacar que o produto tem poucas peças em estoque. Quanto menor a quantidade, mais o cliente sente a sensação de urgência e, quanto mais ele sente a sensação de urgência, mais rápido ele realiza a compra.
Quer potencializar as métricas da sua campanha de e-mail marketing? Experimente incluir na sua linha de assunto palavras como: "Expira" e no corpo do e-mail dê preferência para oferta de produtos que possuem pouca quantidade.
Você sabia que a cor do seu e-mail marketing pode ser responsável por 60% da aceitação ou rejeição de um produto ou serviço? Pois é!
Cada cor é capaz de desencadear determinada resposta emocional, por isso, é preciso certificar-se de que a paleta de cores para o seu e-mail marketing esteja de acordo com a resposta emocional que deseja incitar. Por exemplo:
Emoções e sentimentos que a cor provoca: Representa calma, confiança e segurança. Aumenta a criatividade, contemplação e espiritualidade.
Como pode influenciar as pessoas: Cria um senso de segurança e promove confiança na marca.
Emoções e sentimentos que a cor provoca: É uma cor equilibrada, vibrante e cheia de energia. Refrete calor, excitação e entusiasmo.
Como pode influenciar as pessoas: Usada geralmente para chamar atenção, é a cor preferida dos compradores impulsivos. Perfeita para criar Call to Actions como: Compre Agora! Acesso Imediato!
Emoções e sentimentos que a cor provoca: A mais quente e dinâmica cor: ativa, apaixona e emociona. Estimula a energia e pode aumentar a pressão sanguínea, a respiração, as batidas do coração e o pulso. Incentiva ações e a confiança. Aumenta a paixão e a intensidade. Fornece um sentido de proteção do medo e ansiedade.
Como pode influenciar as pessoas: Cria um senso de urgência e, por isso, é frequentemente utilizada em liquidações e para atrair compradores impulsivos.
Embora a Psicologia das Cores defina a sensação de cada cor , é preciso que se tenha em mente que, a melhor maneira de descobrir a cor que desencadeia a resposta mais favorável ao seu e-mail marketing é através de testes.
É como dizem: "Uma imagem vale mais do que mil palavras!"
Assim como a escolha da cor, a escolha de uma boa imagem é imprescindível. A maioria dos leitores não lê todo o e-mail marketing, apenas dão uma passada de olho pelo e-mail em busca de algo que lhe chame a atenção. Uma imagem poderosa pode ser o que lhe impeça de seguir para o próximo e-mail.
Fica dica: Evite escolher imagens impessoais e dê preferencia para imagens de pessoas que se possível, estejam sorrindo.
Hoje em dia há tanta informação que, a única maneira de realmente chamar a atenção do seu cliente é conversando com ele sobre o que realmente o que importa. Ou seja, ele.
Para facilitar, experimente segmentar as suas listas de e-mail de acordo com alguns parâmetros, como: localização, gênero, idade, interesses, dentre outros. Depois disso, basta escolher um segmento e produzir um conteúdo que seja realmente relevante para ele. Isso aumentará o envolvimento do cliente com a marca e, de quebra, fará com que a fidelidade dele para com a marca aumente.
Que a prova social afeta - e, muito - o comportamento do consumidor, isso agente já sabe (saiba mais sobre a importância da prova social clicando aqui). Inclusive, segundo a Forbers, cerca de 88% dos consumidores confiam em opiniões online. Podemos então, deduzir que um e-mail marketing que fornece alguma prova social terá mais impacto do que aquele que não tem, certo?
Lembre-se, você não precisa incluir um longo depoimento para impressionar o seu leitor. Às vezes apenas uma citação já é suficiente. Seja criativo! Você pode incluir um link para a sessão de depoimentos em seu website ou para as avaliações do Facebook, incluir um vídeo que tenha um depoimento de um cliente, mostrar alguns dos clientes que atende, citar a quantidade de clientes atendidos, mostrar fotos de clientes utilizando seus produtos, mostrar o resultado final de um serviço realizado, dentre outras formas.
E você? Já usou algum desses 5 Gatilhos Mentais para aumentar a efetividade da sua Campanha de E-mail Marketing? Se sim, conta pra gente como foi!
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