Que a temporada de férias representa uma excelente oportunidade para os comerciantes se conectarem com seu público-alvo e de quebra, impulsionar as vendas, não está em negociação.
Agora, você sabia que não há método melhor para se conectar em tempo hábil e de forma pessoal do que o E-mail Marketing? Pois, é! Em 2014 o principal meio para impulsionar as vendas nas férias - incluindo é claro, a famosa Black Friday - foi nada mais, nada menos, do que o E-mail Marketing. Acredita?
Tendo isso em mente, pensamos em compartilhar as tendências que estão surgindo para esta ferramenta, as datas mais importantes que não se pode esquecer em hipótese alguma e, é claro, um passo-a-passo para que sua campanha de férias seja um verdadeiro sucesso!
As tendências
A cada dia que se passa, a tecnologia tem revolucionado a forma como o mercado e os clientes se comportam. Para se manter no topo, ou seja, saber exatamente o que o seu cliente espera de ti, é importante conhecer as tendências. Por isso, segue algumas das tendências que são esperadas neste ano.
- 1. E-mail Marketing é a melhor ferramenta
Como todo mundo já deve saber, o e-mail marketing é uma ferramenta altamente eficaz. Sendo que cerca de 57% dos assinantes de newsletter gastam cerca de 10 a 60 minutos durante a semana apenas olhando e-mail marketing. Ou seja, não importa onde o cliente esteja, é bem provável que você o alcance.
- 2. Compras Online
Nos últimos anos, as compras online têm crescido substancialmente, tanto é, que mesmo em meio à crise, enquanto muitos setores tem tido quedas em vendas, o e-commerce só tem crescido (cerca de 16% só no primeiro semestre de 2015).
Durante a temporada de férias, a situação não é diferente! Dias como a Black Friday, Cyber Monday e Natal, incentivam ainda mais seus clientes comprarem. E, é exatamente por isso, que o seu marketing online precisa ser bem planejado e executado perfeitamente.
- 3. Responsivo
Você sabia que de acordo com a eMarketer (empresa de pesquisa, insights e benchmarks a cerca do marketing), o e-mail é predominantemente visto através do celular? Isso significa que seus e-mails precisam ser amigáveis, ou seja, serem capazes de exibir perfeitamente através de dispositivos móveis, não importa qual seja o dispositivo.
- 4. Social Commerce
Recentemente surgiu a opção de compra através das redes sociais, como o Facebook, Twitter e o Pinterest (os últimos dois, ainda em fase de testes e restrito a um grupo específico dos Estados Unidos). Ainda não se tem um senso comum desta nova ferramenta, mas, isso pode ser relevante para você, e, certamente algo para se manter um olho.
Marque em seu calendário
Aqui estão as datas mais notáveis das férias que definitivamente você tem que marcar em seu calendário para planejar as campanhas de e-mail marketing.
- Black Friday: Última Sexta-Feira de Novembro (Neste ano, 27/11/2015)
- Dia Mundial de Ação de Graças: 28 de Novembro
- Cyber Monday: Primeira Segunda-Feira depois da Black Friday (Neste ano, 30/11/2015)
- Véspera de Natal: 24 de Dezembro
- Natal: 25 de Dezembro
- Véspera de Ano-Novo: 31 de Dezembro
- Ano-Novo: 01 de Janeiro
Passo a passo para ter sucesso em uma campanha de e-mail marketing nas férias
- 1º Passo: Defina as datas que cabem em seu calendário
Já ouviu aquele dito popular: "Cada um, é cada um?" Pois, bem, cada empresa, é cada empresa. Ou seja, o que é bom para determinada empresa, pode não ser a melhor coisa para a outra e, como comerciante, cabe a você definir os feriados que melhor se encaixam em plano seu plano de marketing e como você irá promovê-lo. Talvez, para seu negócio seja melhor preparar promoções especiais, ou talvez, o melhor seja preparar um conteúdo mais educacional, como as famosas listas de presentes. Ou quem sabe, ainda, o melhor seja a mescla das duas táticas. Isso quem decide é você e, com base exclusivamente no que será melhor para o seu negócio.
- 2º Passo: Defina Métricas
Nenhuma campanha de e-mail marketing pode ser considerada bem sucedida se não houver a definição de métricas. Então, antes de começar enviar e-mail marketing a torto e a direito, pense em como você poderá medir o sucesso de sua campanha. Taxa de abertura, taxa de clique, taxa de conversão ou quem sabe, taxa de rejeição, são apenas algumas das métricas que você pode definir. E, não se esqueça de depois de definir as métricas, trace um objetivo quantitativo para cada uma delas.
- 3º Passo: Criar um Cronograma
"Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve."
A frase de Lewis Carroll, nunca fez tanto sentido. Afinal, é muito fácil e perder se não houver um planejamento detalhado. Por isso, sente-se e pense quantos e-mails você precisará enviar para atingir suas metas nesta temporada e faça um cronograma do envio dos e-mails.
- 4º Passo: Execução
Este é um passo bem autoexplicativo, certo? Mas, ainda assim, creio que seja importante lista-lo. Mãos a obra!
- 5º Passo: Análise
Por mais que possa te parecer chato, é extremamente necessário. Afinal, somente através de análises que você vai conseguir ver se obteve sucesso em sua campanha, e, se não, o que você poderá melhorar para na próxima e assim, atingir a meta estabelecida.
Outra coisa que é preciso fazer é uma análise comparativa da temporada do ano passado com esta temporada, afinal, somente assim você poderá traçar uma estratégia melhor para o próximo ano.
E você? O que achou destas dicas?
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