Por José Roberto Pinto
05 JAN 2016, 11:36
Not�cia: Frete Grátis?
Que a economia do país anda fraca, não é novidade. Mas, você sabia que a maioria dos varejistas - e vale aqui ressaltar que quando me refiro a varejistas, incluo neste caso até mesmo os grandes grupos, como a B2W que é dona das lojas: Submarino, Americanas e Shoptine - tem repensado a questão do frete grátis? Pois é, acredite! Aliás, tem lojas, por exemplo, as do grupo Cnova (responsável pelas lojas Casas Bahia, Extra e Ponto Frio), que até já implementaram algumas políticas mais restritivas a cerca do frete grátis.
Mas, afinal, o que tem levado aos grandes varejistas tomarem tal atitude sendo que o comércio eletrônico, apesar da crise no país, teve um aumento no faturamento de uns 15% neste ano? Isso se deve principalmente ao fato de elas operam praticamente no vermelho, sem lucro algum. Loucura, não? Mas pode acreditar, pois, é a mais pura verdade! Para se ter uma ideia: a B2W não tem lucro algum desde 2010, já a Cnova, apesar de ser uma multinacional e operar em oito países, está há anos no vermelho, apenas seguindo em frente porque crê piamente que o futuro do e-commerce será gigantesco e quem sobreviver irá lucrar e muito! Manter o Frete Grátis nunca foi sustentável, afinal, este custo representa de 5% a 10% do faturamento, mas, ainda assim, os varejistas continuaram com esta prática por medo de perderem o marketshare tão arduamente foi conquistado. Foi então que o mau desempenho do PIB brasileiro quebrou a inércia e o total de frete grátis caiu de 62% para 39%.
Mas como tem funcionado isso, se quando entro nas lojas virtuais ainda encontro a opção de frete grátis?
Basicamente, a saída encontrada pelas empresas para não excluir totalmente esta opção, foi oferecer diferentes tipos de entrega e, assim, cobrar pela maioria, mas, sem deixar de oferecer a oportunidade do frete gratuito.
Há empresas que optaram pelo modelo em que o valor pago depende da quantidade de dias de entrega, ou seja, quanto mais rápido a entrega, mais caro. Exemplo: O consumidor quiser receber o pedido no mesmo dia ou no dia seguinte paga um valor mais alto. Se a entrega for expressa, ou seja, em três ou quatro dias, o valor é menor. Caso não tenha pressa nenhuma, pode continuar recebendo a compra com frete gratuito.
Outras empresas, no entanto, optaram por seguir um modelo alternativo, que é bem comum na Europa. Neste modelo, a empresa não cobra a entrega se o cliente retirar a compra em uma das lojas físicas e só oferece frete grátis em ações promocionais.
E você? O que achou disso tudo?
Acredita que esta moda vai pegar ou que logo eles terão de voltar a opção do frete gratuito como era antes?
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