Por José Roberto Pinto
21 SET 2016, 13:58
Not�cia: Ganhe muito dinheiro com...
Parece que o ano nem começou direito e, já estamos entrando na época das férias de fim de ano. Dá para acreditar? Não, né?
O fim de ano é um período recheado de oportunidades para se ganhar muito dinheiro, afinal, é o momento em que as vendas - de uma maneira geral - aumentam drasticamente. Loucura, não? Isso é um tanto quanto emocionante e, assustador, né?
Agora, para não perder essa oportunidade de faturar muito, é necessário que se haja muito planejamento, marketing promocional, otimização da taxa de conversão para que a sua execução seja perfeita. Então, está na hora de começar a preparar a sua loja virtual! Afinal, antes cedo do que tarde. Não é mesmo? Pensando nisso, elaboramos o calendário perfeito para que você fature muito no período de férias de fim de ano! Fique ligado nas datas!
25 DE NOVEMBRO - BLACK FRIDAY
O maior dia de vendas para os varejistas, não poderia ficar de fora. Certo? Afinal, este é um excelente dia para que você aumente o trafego da sua loja virtual, com clientes extremamente motivados que irão aumentar e muito as suas vendas.
Você sabia que segundo a ClearSale, durante o evento do ano passado foi movimentado cerca de R$ 1.536.580.634? Ou que e 2015 houve um aumento de 76% referente a 2014? Pois é. Tudo isso sem contar que o ticket médio foi de cerca de R$492,00 e, que o evento teve um total de 3.122.843 pedidos! Loucura, certo?
O que fazer para ter um evento de sucesso?
Comece a organizar o evento com pelo menos um mês e meio de antecedência, para dar tempo analisar o que deu certo e o que não deu e, assim, realizar os ajustes para este ano, isso é claro se houve o evento no ano passado. Agora, se não houve, este tempo servirá para separar os produtos e então, definir os preços.
Com duas semanas de antecedência, chegou a hora de começar a enviar e-mails com detalhes das promoções para a sua lista de contatos. Vale lembrar que estes e-mails devem ser enviados numa base regular para criar expectativa e, seduzir os seus clientes.
28 DE NOVEMBRO - CYBER MONDAY
O Cyber Monday é uma data tradicional dos EUA que ocorre na primeira segunda-feira depois do Black Friday. O evento traz os melhores descontos em produtos eletrônicos, como notebooks, PCs, smartphones, TVs e, muito mais. Basicamente o lema é: Não deu tempo de comprar no Black Friday? O Cyber Monday é a segunda (e última) chance de garantir os presentes de Natal a preços incríveis!
O que fazer para ter um evento de sucesso?
O ideal é que se elabore o evento juntamente com a Black Friday, para que uma campanha seja o complemento da outra, mas, caso não haja tempo, comece o planejamento deste evento com uma ou duas semanas de antecedência. Não se esqueça de que além de separar os produtos e precificar, você também precisa elaborar campanhas de e-mail marketing e anúncios pagos para serem distribuídos após a Black Friday.
29 DE NOVEMBRO - TERÇA FEIRA DE DOAÇÃO
Doar uma parcela da receita da sua empresa para uma causa de caridade permite muito mais do que apenas mostrar os valores da sua empresa e construir relacionamento com seus clientes, uma ação como esta pode ser um poderoso ativo de engajamento.
O que fazer para ter um evento de sucesso?
Com um ou dois meses de antecedência, escolha o mix de produtos que terão parte de sua renda direcionada a caridade, defina a porcentagem que será direcionada e, depois comece a verificar quais instituições de caridade se encaixam no perfil da sua empresa.
Vale lembrar aqui, que é preciso verificar a procedência destas instituições, para que se tenha certeza de que os recursos arrecadados estão realmente sendo direcionados à causa.
Fica dica: Se quiser um maior engajamento, você pode separar algumas causas e depois deixar com que seus clientes escolham através de votação #OSEGREDO
Depois de escolher uma instituição, é a hora de começar a elaborar a campanha de e-mail marketing, a fim de impulsionar as vendas.
14 DE DEZEMBRO - ÚLTIMO DIA PARA O TRANSPORTE PADRÃO
Este é o último dia para comprar os presentes de Natal com o transporte padrão.
O que fazer para ter um evento de sucesso?
Lembre aos seus consumidores que eles devem realizar as suas compras até dia 14 de dezembro para dar tempo de receber seus presentes no tempo. Vale a pena, ainda, incluir uma promoção de frete grátis para estimular ainda mais as vendas.
18 DE DEZEMBRO - DIA DE FRETE GRÁTIS
Agente sabe que tradicionalmente o dia do frete grátis no Brasil é em meados de abril, mas, nada te impede de realizar uma campanha de frete grátis para potencializar as vendas de fim de ano. Certo?
O que fazer para ter um evento de sucesso?
Utilize desta oportunidade para aumentar o valor de seu ticket médio oferecendo frete grátis.
Exemplo: se o seu ticket médio é de R$50,00, que tal oferecer o frete grátis para quem realizar compras acima de R$75,00?
Só não se esqueça de espalhar a notícia da promoção a todos os seus clientes, okay? Afinal, de nada vale realizar uma promoção se ninguém souber, certo?
24 DE DEZEMBRO - VÉSPERA DE NATAL
Você sabe, nem só de promoções se faz uma loja virtual de sucesso. Para isso, é preciso que se tenha um relacionamento com os clientes e, é exatamente por isso que esta é uma data que não se pode ser esquecida em seu calendário.
O que fazer para ter um evento de sucesso?
Este é o dia ideal para enviar um e-mail comemorando o Natal.
25 DE DEZEMBRO - NATAL
Depois de toda esta loucura, é tempo de sentar e descansar. Afinal, ninguém é de ferro. Certo? Então, tome este dia para o tão esperado descanso. Mas... Não descanse muito que há uma abundância de coisas a se fazer no próximo dia. Pois é, não da pra se ter tudo na vida rs.
26 DE DEZEMBRO - DIA DE DEVOLUÇÕES E LIQUIDAÇÕES
O dia depois do Natal é um dia de trocas e devoluções e, isso significa que você além e estar lidado com o atendimento, também terá um aumento considerável de tráfego.
O que fazer para ter um evento de sucesso?
Certifique-se de lidar com a situação da melhor forma possível, fazendo com que os clientes fiquem o mais satisfeito dentro do possível. Afinal, é através desta interação que você irá garantir que o cliente retorne no futuro ou não.
Ah... E, já que você vai ter um aumento no tráfego da loja, que tal queimar aquele estoque parado. Hm? Aproveite que a maioria das pessoas ainda está no modo de compra ativado e bora fazer a limpa no estoque.
31 DE DEZEMBRO - VÉSPERA DE ANO NOVO
Como já foi dito, não é só de promoções que se conquista o sucesso. Então, bora construir mais um pedacinho do seu relacionamento com os clientes!
O que fazer para ter um evento de sucesso?
Este é o dia ideal para enviar um e-mail comemorando o ano que está por vir.
01 DE JANEIRO - ANO NOVO
Eu sei que tudo o que você mais quer nesta vida é descansar, né? Mas, antes de você tirar as suas tão merecidas férias, que tal comemorar o seu sucesso? E, que tal também aproveitar o clima de promessas, para analisar o que você fez de certo neste ano que passou e o que tem de melhorar para o próximo? Só não vale não cumprir as melhorias que estabelecer, ok?
Concluindo...
O fim de ano oferece uma tonelada de oportunidades para que você aumente - e, muito - a sua taxa de vendas. É claro que, nesta época do ano, a concorrência também é bem acirrada. Mas, se você seguir nosso calendário com foco, empenho, senso de oportunidade e, algumas ideias bacanas, com certeza você vai conseguir se destacar em meio às outras lojas virtuais do seu segmento!
Ah... E, depois não esquece de contar pra gente como foi tudo, ok?
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