Série: Dicas para prosperar no comércio eletrônico - Parte II

Por José Roberto Pinto

06 AGO 2015, 14:15

Not�cia: Série: Dicas para prosperar no comércio eletrônico - Parte II

Que nós amamos as lojas virtuais e a ajudar pessoas como você a vender coisas através da internet, vocês já sabem. Por isso, voltamos com esta série de artigos, com mais 5 Dicas que vão te ajudar a melhorar seu e-commerce e assim, aumentar a sua taxa de vendas. Afinal, uma boa administração do negócio é a chave para o sucesso! Se você não viu o artigo com as primeiras cinco dicas, clique aqui para ler agora mesmo!

6. A palavra chave é: perguntar!
Você já perguntou ao seu cliente como foi à experiência de comprar em sua loja virtual?
Você já executou uma pesquisa em seu site, e-mail ou através dos seus canais de mídias sociais?
Você certifica-se de tomar medidas perante um feedback, seja ele qual for?

Eu sei que você pode garantir que vai ser totalmente honesto e imparcial ao gerar ideias que podem ajuda-lo a melhorar seu negócio. Mas, fazer perguntas informa ao seu cliente que você valoriza sua opinião. O que é ótimo! Além do que, algumas coisas que para os eu cliente pode parecer bem óbvia pode a ser que não ocorra a ti naturalmente.

"A maioria das pessoas pensa que vender é o mesmo que falar. Mas, a maioria dos vendedores sabe que ouvir é a parte mais importante de seu trabalho." - Roy Bartell



7. Se você não sabe a resposta, não suponha.
Certifique-se que os responsáveis pelos canais de atendimento tenham essa regra de ouro em mente. Afinal, mais vale assumir que não sabe a resposta e dizer que vai consultar, do que fazer suposições erradas.
Aliás, é mais do que válido antecipar as perguntas mais frequentes e certificar-se de que todos saibam as respostas.

Por mais conhecedor do assunto que você possa ser, por vezes, o cliente fará perguntas em que você não sabe ou não tem a resposta no momento. A tentação nesta situação será sempre de adivinhar ou assumir. No entanto, como sempre, a honestidade é a melhor política. Mais vale pedir ao cliente um tempo e retornar com a resposta mais tarde do que garantir algo que você não tem certeza, para que mais tarde o cliente acabe tomando uma facada no escuro. Isso só vai irritá-lo e te prejudicar, acredite.



8. Lembre-se sempre: Melhoria contínua.
O que mais você pode fazer para tornar a vida de seu cliente melhor?

Complacência conduz a mediocridade!
Quando tudo vai muito bem é fácil simplesmente deixar as coisas correrem ao vento. A coisa é que a venda é um negócio competitivo. Por isso, quando se está no topo, ainda assim é preciso se esforçar mais, melhorando a cada dia mais e mais, só pra se manter no topo.



9. Lembre-se de produzir conteúdo relevante.
Você tem um blog? Como anda a atualização dele? Você tem atualizado regularmente com produtos em destaque e opinião e especialistas?
Como é o seu relacionamento com os fãs da sua marca nas mídias sociais?
Você pode criar conteúdos como artigos, infográficos e e-books?

Criar uma base de conteúdo pode melhorar a experiência de seus clientes existentes, além é claro, atrair novos clientes para o seu negócio quando eles descobrem seu conteúdo (desde que seja altamente relevante) através de motores de busca e mídias sociais.



10. Nunca se esqueça de dizer: Obrigado!
Porque não criar um programa de fidelidade para premiar os seus clientes leais? Que tal enviar junto com o pedido um nota a mão de agradecimento?
Que tal enviar ao seu cliente um presentinho gratuito com o seu pedido?
Que tal dar-lhe uma recompensa inesperada como frete grátis ou que sabe desconto inesperado?

Pode até parecer pequeno, mas é nos pequenos detalhes que se conquista um cliente! Sejamos francos, você tem muito que agradecer ao seu cliente. Afinal, se não fosse por ele, provavelmente a sua empresa nem existiria. Então, um ?obrigado? não custa nada, não é mesmo? Além de que, enviar um presentinho grátis de baixo custo, mostra o quanto você apreciou ter a oportunidade de atender ele.



E você o que achou destas dicas? Você concorda com elas? Acredita que elas podem melhorar suas vendas?

A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira e focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com dezoito anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk e Consultoria.

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