Por José Roberto Pinto
11 DEZ 2015, 09:48
Not�cia: Pesquisa Brasileira revela a importância do Marketing Online
A internet já mudou a dinâmica das empresas por duas vezes, e, está fazendo novamente.
1ª Mudança: Forçar as empresas a ter presença online
Eu me lembro de um tempo em que quando se tinha de fazer um trabalho escolar era preciso se deslocar até a biblioteca municipal, e, então começar uma verdadeira odisseia, procurando entre livros e mais livros.
Lembro-me também, de uma época em que se você queria buscar por determinada empresa ou serviço, era preciso consultar as famosas páginas amarelas. Lembra-se?
Mas, então venho o Google e tudo mudou! Afinal, de repente tudo estava à distância de apenas uns cliques.
Ir até a biblioteca? Pra quê se tudo o que precisa é abrir o navegador, ir até o Google e pesquisar? Simples assim!
E, as empresas? A elas foi dado o Google Places (Ou o Google Meu Negócio, se preferir) onde elas poderiam listar suas informações de contato exatamente como nas famosas páginas amarelas. E, com isso surgiu à necessidade de se ter presença online, afinal se não estiver listado, quem ganha é seu concorrente.
A Mudança 1.5: O E-commerce
Não vou abordar este assunto tão profundamente, mas, basta dizer que o e-commerce revolucionou a forma com que os sites funcionavam.
Basicamente, as empresas já possuíam um website, então, o e-commerce funcionou meio que como um upgrade, onde as transferências de dinheiro passaram a ser online, em vez de serem limitadas as ruas.
2ª Mudança: O efeito Social
O mundo virou de cabeça para baixo quando descobriu todo o poder das redes sociais. Afinal, neste novo modelo de comunicação, o consumidor consegue expressar e compartilhar sua opinião sobre o seu serviço com o mundo inteiro você estando ou não envolvido, e, não há como parar a disseminação do conteúdo. Ou seja, como a sua empresa é retratada não depende mais exclusivamente do departamento de marketing, e sim, em como o seu negócio realmente funciona na vida real. Isso foi uma mudança e tanto, não?
3ª Mudança: Produzir conteúdo ou apanhar da concorrência
O futuro (que nem é tão futuro assim, convenhamos, já que está acontecendo agora mesmo), é produzir conteúdo de qualidade para melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca. E, nem adianta reclamar porque isso é algo que não vai mudar. Afinal, a colocação de seu site nos mecanismos depende do quão relevante ele é ao usuário.
Consegue agora perceber a importância de se ter um plano de marketing online? Basicamente, o sucesso de seu negócio depende do quão bom é seu plano de marketing online. E, acredite-me, se o seu planejamento de marketing não é consistente, eu aposto que o de um de seus concorrentes é, e com certeza está um passo a frente!
Veja abaixo um infográfico com o resultado de uma pesquisa sobre as mídias para este ano que comprovam o quanto ter um marketing online é importante para o seu negócio.
Quer implementar um plano de marketing online em sua empresa? Entre em contato agora mesmo conosco e descubra tudo o que a Alfa Networks pode fazer por sua empresa!
A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira e focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com dezoito anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, Marketing Online, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk e Consultoria.
Telefone: 19-3446-9030
E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br
Rua Manoel Ferraz de Camargo, 535
Jd. Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP