Por José Roberto Pinto
23 SET 2014, 17:34
Not�cia: O que a Amazon pode nos ensinar sobre experiência do cliente
Que a Amazon é brilhante ninguém pode negar! Mas o que mais nos chama atenção é seu trabalho excepcional em obter a melhor experiência do cliente que definitivamente provou que o serviço e experiência de atendimento ao cliente realmente importam e são fundamentais para manter-se relevante.
Para quem não conhece o trabalho da Amazon, eles tem iniciativas que vão desde um dos maiores programas de fidelidade dos EUA, o Amazon Prime, que garante o recebimento de qualquer produto em, no máximo, dois dias até a sua entrada no varejo alimentar, que promete entregar mercadorias em apenas algumas horas nos principais centros do país norte-americano.
Seguindo o caminho da Amazon para inovar e dominar, a Alfa Networks separou o caminho das pedras das atitudes que fizeram esta loja virtual adquirir sucesso.
1. Simples é mais!
A Amazon está ai para provar que simplicidade é tudo! Menos é mais!
Ideias como: Compras com Apenas um Click, Encomenda via Twitter e Processo de Pagamento Rápido e Simples, sem que os consumidores tenham de reintroduzir os detalhes do cartão de crédito ou endereços, fazem toda a diferença.
2. Compartilhe!
Amazon foi um dos primeiros a dar a oportunidade dos consumidores analisarem o produto que compraram.
Agora, praticamente todas as lojas virtuais oferecem a oportunidade para analisar o produto que acabaram de comprar porque ficou comprovado que os clientes buscam opinião de outros consumidores antes de comprar um determinado produto.
3. Ofereça o que os clientes precisam, antes de precisar!
Vinte anos atrás, fomos limitados através do tamanho físico das lojas locais, mas a internet mudou tudo isso e nos levou a um novo produto, a grande versatilidade de escolhas.
Uma das ideias mais brilhantes da Amazon é que se você comprar determinado produto ela te mostrará o que as pessoas que compraram além daquele produto. A ideia basicamente consiste em que se comprasse um Carrinho de brinquedo, por exemplo. O site ofereceria a oportunidade de adicionar em seu carrinho pilhas compatíveis. Isto resolve a velha frustração de seu filho não poder apreciar o novo brinquedo que ganhou no Natal porque as pilhas não são inclusas.
4. Inove sempre com base nas necessidades de seus clientes!
Quando a Amazon começou, todo a viram como apenas uma livraria online. No entanto, este nunca foi o objetivo á longo prazo e sim, apenas um ponto de partida para conquistar a confiança do cliente.
Desde então, a Amazon tem se expandido muito além do varejo, acrescentando a seu mix de produtos serviços de streaming, downloads digitais e hardware físico, como o E-Books Kindle, que integram não só o mix de produtos, mas também adiciona novos recursos inovadores.
5. Foque no Cliente!
Desde o princípio a Amazon pensou em decisões á longo prazo, construindo seu império pouco a pouco. Além disso, focou nos clientes em vez de nos concorrentes, que é o que a maioria das empresas fazem.
A força da Amazon é que ela visa a pensar como um cliente e oferecer o que eles querem, construindo assim a lealdade em um mercado que é lotado de opções.
A Alfa Networks é uma empresa de TI focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com mais de quinze anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, Loja Virtual, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens, Help Desk e Consultoria.
Telefone: 19-3446-9030
E-mail: joseroberto@alfanetworks.com.br
Rua Manoel Ferraz de Camargo, 535
Jd. Piratininga - Cep: 13484-333 - Limeira / SP