Série: Quebrando Regras - Parte III

Por José Roberto Pinto

14 NOV 2014, 17:07

Not�cia: Série: Quebrando Regras - Parte III

Sabe aqueles artigos que você lê de especialistas em marketing que citam um monte de regras que você deve seguir para fazer determinada coisa? Como por exemplo: Como desenvolver um e-mail marketing de sucesso?
Então, sabe aquelas regrinhas que os especialistas dizem que são a solução para todos os seus problemas e garantem seu sucesso da noite para o dia? Pois bem, nesta série de artigos vamos destacar algumas destas regras e lhes dizer o porquê você deve quebra-las.

Bem-vindo à nossa segunda edição da nossa série: Quebrando Regras.
A regra que quebramos na semana passada foi: Não mencione concorrentes!
A regra desta semana que vamos quebrar é: Reduza os seus preços!

O preço, como você bem sabe, é um dos mais importantes fatores na hora de tomar uma decisão. É um fator tão grande e influencia tanto o público alvo, que quando uma empresa está enfrentando uma forte concorrência, o primeiro conselho que os especialistas m marketing dão é reduzir os preços, certo?
Eles aconselham a fazer ofertas especiais, descontos por tempo limitado, frete grátis ou então reduzir a margem de lucro e assim consequentemente, reduzir o preço dos produtos. Em curto prazo, isso pode ser uma ótima maneira de sair na frente dos concorrentes e aumentar as vendas. Mas, em longo prazo? Reduzir os preços é simples e puramente perigoso. Por quê? Porque a cada venda você perde mais e mais dinheiro e se, seu concorrente é inteligente - e eu aposto que é - ele pode simplesmente também baixar os preços para corresponder ao da sua empresa. Então, veja bem, nesta guerra pelos preços mais baixos sua empresa pode simplesmente acabar quebrando. Consegue visualizar o tamanho do problema deste método?

Então, porque em vez de baixar os preços você simplesmente não os aumenta? Assustador, não? Mas pense nisso dessa forma: Quando se está competindo com outras empresas que oferecem produtos e/ ou serviços semelhantes, o importante é se destacar, certo? Seja diferente e por ser diferente, você poderá tomar decisões agressivas que seu concorrente simplesmente não poderá fazer igual. Entende? Então, tenha em mente que apesar do preço ser um grande fator, nem tudo se resume a ele. Se o preço fosse o mais importante a Apple não seria esse sucesso e a Mercedes Benz não iria vender carros. Não é mesmo?
Tudo o que você tem de fazer é pensar no que você pode fazer para adicionar mais valor ao seu produto e/ ou serviço que justifique o preço mais elevado que o dos concorrentes e acredite, se você oferece algo mais você pode justificar seu preço. Pense nisso, em vez de tentar ser a empresa com preço mais baixo, orgulhe-se em ser a empresa que oferece maior valor. Afinal, quando se oferece mais, você pode justificar preços mais altos.



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