Série: Quebrando Regras - Parte V

Por José Roberto Pinto

22 DEZ 2014, 17:04

Not�cia: Série: Quebrando Regras - Parte V

Sabe aqueles artigos que você lê de especialistas em marketing que citam um monte de regras que você deve seguir para fazer determinada coisa? Como por exemplo: Como desenvolver um e-mail marketing de sucesso?
Então, sabe aquelas regrinhas que os especialistas dizem que são a solução para todos os seus problemas e garantem seu sucesso da noite para o dia? Pois bem, nesta série de artigos vamos destacar algumas destas regras e lhes dizer o porquê você deve quebra-las.

Bem-vindo à nossa nova edição da nossa série: Quebrando Regras.
A regra que quebramos na semana passada foi: Textos curtos e diretos!
A regra desta semana que vamos quebrar é: Faça qualquer coisa pela venda!


Todo mundo sabe que são os clientes que colocam dinheiro no banco e comida na sua boca. Então, eles estão sempre certos, não é mesmo?
Tenho certeza que você já viu um milhão de artigos que lhe pregam que o cliente tem sempre a razão e que você precisa fazer qualquer coisa para vender, não é mesmo?

Bem, eu estou te dizendo que eles estão totalmente errados!
Tudo bem que você quer vender mais e mais a cada dia, quem não quer isso? Um empresário que não está interessado em crescer, certamente é um péssimo empresário. Mas ainda assim, bons empresários são aqueles que possuem empresas que identifiquem os clientes bons e maus e focam nos bons clientes afastando assim, os maus clientes.
Os maus clientes são aqueles que vão lhe custar mais tempo e mais energia por menos dinheiro, enquanto que os bons clientes são os que são mais fáceis de lidar, gastam mais dinheiro e estão felizes com a parceria.

Todos nós conhecemos os clientes ruins, certo? Eles pechincham sempre que podem, passam horas no telefone com nossos representantes de vendas ou nossas equipes de atendimento ao cliente, pedem restituição sem nenhuma razão e nos ameaçam a fazer reclamações a meio mundo só para conseguir o que querem. Isso te lembra de alguém?

Assim como meros seres humanos que somos, somos passíveis de erros e por isso, não acredito que o cliente tem sempre razão. Mas eu acredito sinceramente que boas empresas priorizam os bons clientes e se afastam dos maus, para evitar sair em maus lençóis.
Se afastar de clientes ruins, pode parecer pra você a perca de dinheiro, certo? Mas pense no dinheiro que você poupará para manter estes clientes e em todo tempo que você também poupará por não ter de ficar lidando com eles. Com certeza, você conseguiria focar isso tudo em atrair mais clientes bons. Acredite, não da para agradar a todo mundo por mais que você tente. Pense nisso.

Pensando nisso, recomendo a criação de uma equipe de vendas perspicaz o suficiente para que identifique possíveis problemas e os resolva com antecedência, além é claro de uma política firme de descontos e reembolsos, que não sejam quebradas, a menos que seja absolutamente necessário.



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