Sim! E-mail marketing ainda está vivo!

Por José Roberto Pinto

03 SET 2014, 14:52

Not�cia: Sim! E-mail marketing ainda está vivo!

Com a chegada das mídias sociais, muitas pessoas acreditaram que o e-mail marketing estava definitivamente nas últimas. Mas adivinha? As mídias sociais chegaram, e o e-mail marketing ainda está muito bem, obrigado.

Você pode estar pensando: "Ok! Ainda está funcionando, mas será que realmente vale a pena investir nisso quando se tem as mídias sociais?" Sim, vale a pena! É lógico, como todo o marketing há obstáculos a serem superados, mas ainda assim, o e-mail marketing supera toda a forma de marketing online em termos de resposta.

Vale lembrar que não estamos tentando dizer que as mídias sociais não funcionam, porque elas de fato funcionam, quando integradas em um mix de marketing e não como uma solução para todos os seus problemas, o que muitas pessoas estão sendo levadas a acreditar.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com 5 Razões pelas quais se vale a pena Investir em E-mail Marketing.

1º A Lista é SUA
Um dos seus maiores bens é a sua lista (clientes, prospectos, etc). Com ela, você tem acesso direto, ou seja, pode se comunicar com seus contatos quando quiser. A lista é sua e você pode fazer o que quiser com ela. E se algum dia quiser mudar o seu gerenciador de e-mail (Outlook, Thunderbird, ...)? Sem problemas. Mas isso não acontece com as mídias sociais. Deus nos livre do Facebook morrer tal e como o Orkut, mas caso ocorra ou você venha a cancelar a sua conta, todos os seus contatos estariam perdidos. Pense sobre isso. Pense em como confiar unicamente em coisas em que você não pode controlar pode causar danos.

2º Taxa de Visualização Maior
Suponha que você tenha 5.000 curtidas em sua página no Facebook e 1.000 seguidores no Twitter. O que acontece quando postar uma atualização? Será que todos os 5k e 1k irão visualizar? Absolutamente não. A sua porcentagem de visualização será bem menor. Seja porque a sua pontuação do Edge Rank do Facebook for baixa e, portanto, o grau de exposição de sua postagem baixa, ou ainda, seus seguidores não tenham acessado sua conta na hora em que você publicou uma atualização em seu Twitter ou que estejam, mas não estavam prestando atenção em sua postagem, ainda assim, o resultado ainda é o mesmo. Entretanto, se você tiver o mesmo número de contatos com o e-mail marketing, é bem mais provável que atinja um número maior de pessoas. Ok, sua taxa de abertura pode variar, mas se o seu conteúdo for relevante para sua lista, à taxa de abertura pode ser bastante elevada. De qualquer forma, você ainda pode atingir uma maior porcentagem de seus assinantes por e-mail que o alcançado em mídias sociais.
Além disso, se você postar agora no Facebook e no Twitter, mas seus fãs e seguidores não fizerem login em sua conta social em um dia ou assim... Quais são as chances de que eles vão ver o seu post? Bastante reduzidas. Por quê? Porque a sua atualização vai ser empurrado para baixo em seu "feed" conforme o tempo passa. O mesmo acontece com e-mail, até certo ponto, mas a maioria das pessoas percorrerem seus e-mails não lidos em sua caixa de entrada e, portanto, suas chances de ter sua mensagem visualizada sobem drasticamente.

3º Compartilhável
Sim, todas as mídias sociais são compartilháveis, mas o benefício adicional de e-mail é que você pode listar várias opções de ações dentro de seu e-mail para inspirar e incentivar os assinantes a compartilhar em seu Facebok, Twitter, Likedim, dentre outros. Vê o que eu quero dizer?

4º Constrói sua Própria plataforma
Quando você possui sua lista, você possui uma plataforma.
Dica Importante: Nunca trate seus assinantes como uma lista, uma plataforma ou um número. Você deve tratar seus assinantes como os humanos, porque eles são, e nunca tratá-los como certo. Sempre investir neles e agregar valor a eles.
Sua lista ajuda a construir a sua própria plataforma e dá-lhe o crescimento da audiência de longo prazo.
Além disso, com assinaturas de e-mail é bem mais fácil segmentar suas listas. Se você não sabe o que a segmentação é, basicamente consiste em separar seus assinantes por categorias. Você pode ter a sua lista de e-mail principal, mas também pode ter uma lista separada com base nas pessoas que compraram determinado produto ou que tenham determinado interesse. Esta segmentação permite que você envie comunicação especializada com base em seus interesses segmentados. A segmentação pode melhorar drasticamente seus resultados. Você pode fazer alguma segmentação com as mídias sociais, mas convenhamos, é bem mais difícil.

5º Acesso
Isso pode ser um choque para alguns, mas nem todo mundo on-line está no Twitter ou Facebook (ou pelo menos está ativo), mas a maioria das pessoas tem uma conta de e-mail que verifica regularmente.



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