Recursos que seu negócio de Semijoias precisa para ter sucesso!

Por José Roberto Pinto

03 FEZ 2022, 09:40

Not�cia: Recursos que seu negócio de Semijoias precisa para ter sucesso!

Temos que concordar que não dá mais pra você controlar sua empresa utilizando papéis e planilhas.

Ter controle sobre as informações da sua empresa é fundamental na tomada de decisões e direcionamento de atenção aos pontos que necessitam.

O Sistema de Gestão(ERP) da Alfa Networks, dedicado ao seu segmento, pode oferecer funcionalidades assertivas que são essenciais para o sucesso do seu empreendimento.



Quando falamos em Semijoias, temos vários pontos que caracterizam a forma de trabalho deste ramo.

Conheça algumas ferramentas essenciais para quem trabalha com Semijoias e que o Sistema de Gestão(ERP) da Alfa Networks pode te proporcionar:

1 - Sistema On-line

Controle total na palma de sua mão, onde você estiver.

2 - Revendedoras / Clientes

Aumente suas vendas com Revendedoras, nosso sistema controla todo o processo e comissões. Emita relatórios de vendas e conheça o perfil de trabalho de cada revendedor/cliente.

Você pode criar formas de pagamento personalizadas, o que é muito útil para garantir a adimplência de recebimentos.

3 - Consignação

Emita um pedido de consignação contendo todos os itens que sairão do estoque para as mãos do revendedor, podendo ser com a leitura das etiquetas impressas no Sistema de Gestão(ERP) da Alfa Networks, tornando mais fácil e rápido seu controle de estoque, vendas.



Para realizar o retorno dos itens é possível devolver ao estoque usando a leitura de código de barras das etiquetas, ao finalizar uma consignação você pode transferir os itens que retornaram para uma consignação existente, criar uma consignação ou devolve-los para o estoque de sua empresa.

Após realizar a conferência e o acerto com o revendedor, confira os itens vendidos e informe o tipo de pagamento para concluir a venda.

Também é possível emitir relatórios acerca do histórico por vendedor, produtos, total de consignações, dentre outros.




4 - Estoque

O sistema online permite que tenha um estoque atualizado em tempo real.

Realize o lançamento de entradas e saídas de produtos e não se preocupe, ao realizar rotinas no sistema como consignações, vendas, emissão de NFs e outras, a atualização é automática.

É possível também realizar o inventário e correção das quantidades em estoque, se necessário.

5 - Cadastro de Produtos Focado

No cadastro de produto há muitos recursos para Semijoias, podemos citar alguns que facilitam ainda mais o controle de suas peças.

  • Produto Montado

  • O Produto Montado é uma ferramenta que possibilita dois tipos de baixa diferentes no estoque. Ao informar que o produto é um Produto Montado, você pode escolher outros itens que componham o Produto Final, e a baixa do estoque pode ser realizada somente do Produto Final, ou dos itens que o compõe, como por exemplo, um Kit de Produtos.

    É possível ainda utilizar o Produto Montado para a composição de custos, inclua custos de pedras, correntes, fechos, banho e etc ...

  • Grade de Atributos

  • Quando falamos de semijoias, as peças podem possuir mais variações do que você pode contar nas mãos.

    Com o Sistema de Gestão(ERP) da Alfa Networks, você pode cadastrar atributos e ter uma gama de variações com informações diferentes.

    Cadastre: tamanhos, cores, tipos de pedras, fechos ... e tenha controle de estoque para cada um deles.




6 - Loja Virtual

Não fique preso ao espaço físico e a horários de funcionamento. Você pode ter a sua Loja Virtual totalmente integrada ao Sistema de Gestão(ERP) da Alfa Networks e vender 24 horas por dia.

Personalize a loja de acordo com a sua marca crie cupons de desconto, promoções, calcule frete automático e muito mais.

Aproveite ao máximo a praticidade e potencial de vendas que a Loja Virtual pode te proporcionar.

7 - Financeiro

Tenha controle de entradas e saídas através dos módulos de Contas a Pagar e Contas a Receber.

Com o módulo Financeiro do Sistema de Gestão Empresarial para o Segmento de Joias da Alfa Networks, você pode:

  • Registrar, processar e pagar todas as despesas da empresa;
  • Realizar projeções de gastos
  • Consultar históricos de pagamentos
  • Controlar e programar as receitas
  • Verificar histórico de crédito de clientes
  • Faça conciliação bancária de forma simples e rápida
  • Importe seus extratos de Cartão de crédito para poder fazer sua conciliação dos recebimentos e confirmar taxas cobradas
  • Economize tempo integrando pagamentos através do CNAB
  • Emitir boletos bancários com controle de código de barras
  • Controle automático de taxas de cartão (configurável)
  • Baixa automática de recebimentos de vendas (cartão, dinheiro, pix, etc..)
  • Obter relatórios para análise da situação financeira de sua empresa.

Centralize todas as informações do seu negócio em um único sistema, facilitando assim, o rastreio de informações sobre a saúde financeira do seu empreendimento.

8 - PDV

O PDV é seu auxiliar para realizar uma venda rápida de balcão, mas ainda sim completa.


Informe os produtos, quantidades, vendedor, desconto e forma de pagamento e imprima o Cupom Fiscal.

Ainda é possível visualizar a foto do produto para confirmação visual, integração com Gaveta de Caixa, limitar aplicação de descontos e mais ...


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9 - Comissões

A comissão é um recurso muito utilizado para remuneração dos vendedores de acordo com seu desempenho.

No Sistema de Gestão(ERP) da Alfa Networks você pode contar com diferentes formas de realizar a comissão para o vendedor:

  • Comissão por Pedido: A empresa oferece um percentual fixo por cada pedido (ou seja, venda) realizado.
  • Comissão por Faturamento: Nesta metodologia, a comissão é calculada de acordo com o faturamento do período. Ou seja, se o vendedor vendeu R$50.000,00 (cinquenta mil reais) no período e a sua comissão for de 1% (um por cento), ele irá receber R$500,00 (quinhentos reais).
  • Comissão por Recebimento: Este método é indicado especialmente para empresas que trabalham com venda a prazo e recebem o valor do pedido em parcelas. Neste modelo, a comissão só repassada ao vendedor conforme as parcelas forem sendo quitadas e, isso, estimula que o vendedor efetive mais vendas à vista.

Escolha o melhor tipo de pagamento que se encaixa em seu negócio e nós cuidamos das informações.

10 - Etiquetas

Identificar corretamente seus produtos com código de barras, referência e preço facilita a identificação do produto.

Imprima etiquetas térmicas em impressoras próprias com mais de 120 modelos distribuídos entre os tipos de impressão.

É possível utilizar também impressoras comuns com as etiquetas da PIMACO, compatíveis com o ramo de Semijoias.




Após conhecer todas os recursos e funcionalidades que o Sistema de Gestão(ERP) da Alfa Networks pode oferecer para o seu negócio de Semijoias, ficou claro que ter o controle das informações é imprescindível para o sucesso e crescimento da sua marca.



Sobre a Alfa Networks

A Alfa Networks é uma empresa de TI localizada em Limeira/São Paulo, focada em oferecer suporte na implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação gerenciais.

Com vinte e três anos de experiência, a Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistema de Gestão Empresarial (ERP), Website, Loja Virtual, SMS Marketing, E-mail Marketing, SEO e no fornecimento de Hospedagem, Help Desk e Consultoria.

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